Atividades do Professor

ANEXO I

DESCRIÇÃO SUMÁRIA E ATIVIDADES DO PROFESSOR NA FUNÇÃO DOCENTE

DESCRIÇÃO SUMÁRIA


-    Exerce a docência no Sistema Público Municipal de Ensino de São Luís, transmitindo os conteúdos de forma integrada, proporcionando ao aluno condições de exercer sua cidadania;
-    Planeja, coordena, avalia e reformula o processo ensino/aprendizagem, e propõe estratégias metodológicas compatíveis com os programas a serem operacionalizados;
-    Desenvolve o educando para o exercício pleno de sua cidadania, proporcionando a compreensão de co-participação e co-responsabilidade de cidadão perante sua comunidade, município, estado e país, tornando-o agente de transformação social;
-    Planeja e organiza a execução de propostas administrativo-pedagógicas, possibilitando o desempenho satisfatório das atividades docentes e discentes.


DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES
NA FUNÇÃO DE DOCENTE


1.    Planeja e ministra aulas nos dias letivos e horas-aula estabelecidos, além de participar integralmente dos períodos dedicados ao planejamento, à avaliação e ao desenvolvimento profissional;
2.    Avalia o rendimento dos alunos de acordo com o regimento escolar;
3.    Informa aos pais e responsáveis sobre a freqüência e rendimento dos alunos, bem como sobre a execução de sua proposta pedagógica;
4.    Participa de atividades cívicas, sociais, culturais e esportivas;
5.    Participa de reuniões pedagógicas e técnico-administrativas;
6.    Participa do planejamento geral da escola;
7.    Contribui para o melhoramento da qualidade do ensino;
8.    Participa da escolha do livro didático;
9.    Participa de palestras, seminários, congressos, encontros pedagógicos, capacitações, cursos, e outros eventos da área educacional e correlatos;
10.    Acompanha e orienta estagiários
11.    Zela pela integridade física e moral do aluno;
12.    Participa da elaboração e avaliação de propostas curriculares;
13.    Elabora projetos pedagógicos;
14.    Participa de reuniões interdisciplinares;
15.    Confecciona material didático;
16.    Realiza atividades extra-classe em bibliotecas, museus laboratórios e outros;
17.    Avalia e participa do encaminhamento dos alunos portadores de necessidades especiais, para os setores específicos de atendimento;
18.    Seleciona, apresenta e revisa conteúdos;
19.    Participa do processo de inclusão do aluno portador de necessidades especiais no ensino regular;
20.    Propiciam aos educandos, portadores de necessidades especiais, a sua preparação profissional, orientação e encaminhamento para o mercado de trabalho;
21.    Incentiva os alunos a participarem de concursos, feiras culturais, grêmios estudantis e similares;
22.    Realiza atividades de articulação da escola com a família do aluno e a comunidade;
23.    Orienta e incentiva o aluno para a pesquisa;
24.    Participa do conselho de classe;
25.    Prepara o aluno para o exercício da cidadania;
26.    Incentiva o gosto pela leitura;
27.    Desenvolve a auto-estima do aluno;
28.    Participa da elaboração e aplicação do regimento da escola;
29.    Participa da elaboração, execução e avaliação do projeto pedagógico da escola;
30.    Orienta o aluno quanto a conservação da escola e dos seus equipamentos;
31.    Contribui para a aplicação da política pedagógica do Município e o cumprimento da legislação de ensino;
32.    Propõe a aquisição de equipamentos que venham favorecer às atividades de ensino-aprendizagem;
33.    Planeja e realiza atividades de recuperação para os alunos de menor rendimento;
34.    Analisa dados referentes à recuperação, aprovação, reprovação e evasão escolar;
35.    Participa de estudos e pesquisas em sua área de atuação;
36.    Mantém atualizados os registros de aula, freqüência e de aproveitamento escolar do aluno;
37.    Zela pelo cumprimento da legislação escolar e educacional;
38.    Zela pela manutenção e conservação do patrimônio escolar;
39.    Apresenta propostas que visem a melhoria da qualidade de ensino;
40.    Participa da gestão democrática da unidade escolar;
41.    Executa outras atividades correlatas.


DESCRIÇÃO SUMÁRIA E ATIVIDADES DO PROFESSOR
NA FUNÇÃO DE SUPORTE PEDAGÓGICO


DESCRIÇÃO SUMÁRIA


-    Exerce atividades técnico-pedagógicas no Sistema Público Municipal de Ensino de São Luís, que dão diretamente suporte às atividades de ensino;
-    Planeja, coordena, avalia e reformula o processo ensino/aprendizagem, e propõe estratégias metodológicas compatíveis com os programas a serem operacionalizados;
-    Desenvolve o educando para o exercício pleno de sua cidadania, proporcionando a compreensão de co-participação e co-responsabilidade de cidadão perante sua comunidade, município, estado e país, tornando-o agente de transformação social;
-    Gerencia, planeja, organiza e coordena a execução de propostas administrativo-pedagógicas, possibilitando o desempenho satisfatório das atividades docentes e discentes.


DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES NA
FUNÇÃO DE SUPORTE PEDAGÓGICO


1.    Elabora e executa projetos pertinentes à sua área de atuação;
2.    Participa de estudos e pesquisas em sua área de atuação;
3.    Participa da promoção e coordenação de reuniões com o corpo docente e discente da unidade escolar;
4.    Assegura o cumprimento dos dias letivos e horas-aula estabelecidas;
5.    Estimula o uso de recursos tecnológicos e o aperfeiçoamento dos recursos humanos;
6.    Elabora relatórios de dados educacionais;
7.    Emite parecer técnico;
8.    Participa do processo de lotação numérica;
9.    Zela pela integridade física e moral do aluno;
10.    Participa e coordena as atividades de planejamento global da escola;
11.    Participam da elaboração, execução, acompanhamento e avaliação de políticas de ensino;
12.    Participam da elaboração, execução e avaliação do projeto pedagógico da escola;
13.    Estabelece parcerias para desenvolvimento de projetos;
14.    Articula-se com órgãos gestores de educação e outros;
15.    Participa da elaboração do currículo e calendário escolar;
16.    Incentiva os alunos a participarem de concursos, feiras de cultura, grêmios estudantis e outros;
17.    Participa da análise do plano de organização das atividades dos professores, como: distribuição de turmas, horas/aula, horas/atividade, disciplinas e turmas sob a responsabilidade de cada professor;
18.    Mantém intercâmbio com outras instituições de ensino;
19.    Participa de reuniões pedagógicas e técnico-administrativas;
20.    Acompanha e orienta o corpo docente e discente da unidade escolar;
21.    Participa de palestras, seminários, congressos, encontros pedagógicos, capacitações, cursos e outros eventos da área educacional e correlato;
22.    Participa da elaboração e avaliação de propostas curriculares;
23.    Coordena as atividades de integração da escola com a família e a comunidade;
24.    Coordena conselho de classe;
25.    Contribui na preparação do aluno para o exercício da cidadania;
26.    Zela pelo cumprimento da legislação escolar educacional;
27.    Zela pela manutenção e conservação do patrimônio escolar;
28.    Contribui para aplicação da política pedagógica do Município e o cumprimento da legislação de ensino;
29.    Propõe a aquisição de equipamentos que assegurem o funcionamento satisfatório da unidade escolar;
30.    Planeja, executa e avalia atividades de capacitação e aperfeiçoamento pessoal da área de educação;
31.    Apresenta propostas que visem a melhoria da qualidade do ensino;
32.    Contribui para a construção e operacionalização de uma proposta pedagógica que objetiva a democratização do ensino, através da participação efetiva da família e demais segmentos da sociedade;
33.    Sistematiza os processos de coleta de dados relativos ao educando através de assessoramento aos professores, favorecendo a construção coletiva do conhecimento sobre a realidade do aluno;
34.    Acompanha e orienta pedagogicamente a utilização de recursos tecnológicos nas unidades escolares;
35.    Promove o intercâmbio entre professor, aluno, equipe técnica e administrativa, e conselho escolar;
36.    Trabalha o currículo, enquanto processo interdisciplinar e viabilizador da relação transmissão/produção de conhecimentos, em consonância com o contexto sócio-político-econômico;
37.    Conhece os princípios norteadores de todas as disciplinas que compõem os currículos da educação básica;
38.    Desenvolve pesquisa de campo, promovendo visitas, consultas e debates, estudos e outras fontes de informação, a fim de colaborar na fase de discussão do currículo pleno da escola;
39.    Busca a modernização dos métodos e técnicas utilizados pelo pessoal docente, sugerindo sua participação em programas de capacitação e demais eventos;
40.    Assessora o trabalho docente na busca de soluções para os problemas de reprovação e evasão escolar;
41.    Contribui para o aperfeiçoamento do ensino e da aprendizagem desenvolvida pelo professor em sala de aula, na elaboração e implementação do projeto educativo da escola, consubstanciado numa educação transformadora;
42.    Coordena as atividades de elaboração do regimento escolar;
43.    Participa da análise e escolha do livro didático;
44.    Acompanha e orienta estagiários;
45.    Participa de reuniões interdisciplinares;
46.    Avalia e participa do encaminhamento dos alunos portadores de necessidades especiais, para os setores específicos de atendimento;
47.    Promove a inclusão do aluno portador de necessidades especiais no ensino regular;
48.    Propicia aos educando portadores de necessidades especiais a sua preparação profissional, orientação e encaminhamento para o mercado de trabalho;
49.    Coordena a elaboração, execução e avaliação de projetos pedagógicos e administrativos da escola;
50.    Trabalha a integração social do aluno;
51.    Traça o perfil do aluno, através de observação, questionários, entrevistas e outros;
52.    Auxilia o aluno na escolha de profissões, levando em consideração a demanda e a oferta no mercado de trabalho;
53.    Orienta os professores na identificação de comportamentos divergentes dos alunos, levantando e selecionando, em conjunto, alternativas de soluções a serem adotadas;
54.    Divulga experiências e materiais relativos à educação;
55.    Promove e coordena reuniões com o corpo docente, discente e equipes administrativas e pedagógicas da unidade escolar;
56.    Programa, realiza e presta contas das despesas efetuadas com recursos diversos;
57.    Coordena, acompanha e avalia as atividades administrativas e técnico-pedagógicas da escola;
58.    Orienta escolas na regularização e nas normas legais referentes aos currículo e à vida escolar do aluno;
59.    Acompanha estabelecimentos escolares, avaliando o desempenho e seus componentes e verificando o cumprimento e diretrizes para garantir eficácia do processo educativo;
60.    Elabora documentos referentes à vida escolar dos alunos de escolas extintas;
61.    Participa da avaliação do grau de produtividade atingido pela escola e pelo Sistema Municipal de Ensino, apresentando subsídios para tomada de decisões a partir dos resultados das avaliações;
62.    Participa da gestão democrática da unidade escolar;
63.    Executa outras atividades correlatas;

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